Os 5 elementos – Panchamahabutas segundo a Ayurveda

Os 5 elementos fazem parte da teoria fundamental da Ayurveda. Gerados a partir do som OM, os elementos foram criados do mais sutil ao mais denso. São eles o éter (akasha), ar (vayu), fogo (agni), água (jala) e terra (Priviti).

‘Pancha’ significa cinco e ‘mahabhutas’ significa grandes elementos. Panchamahabhutas é traduzido como os cinco grandes elementos.

Tudo na natureza e no universo é formado pelos cinco grandes elementos, incluindo nossos corpos, alimentos, etc. Em nosso corpo físico os elementos se manifestam de foram predominante em determinadas áreas do corpo.

Assim como nos seis sabores que percebemos pelo paladar, que nos fornecem doses específicas de cada elemento nos alimentos, podendo nos ajudar a evitar e curar doenças pela sensorialidade.

A lógica é simples, pois semelhante alimenta semelhante, então se você tem excesso de ar e éter no corpo, é importante assumir uma alimentação que direcione sua energia para ter mais fogo e terra e não para aumentar os elementos que estão em excesso.

Portanto temos a noção de que a nutrição não deve ser considerada apenas no aspecto bioquímico, mas também sensorial e energético proporcionado por estes elementos.

Apesar de ser um modo de pensar aparentemente rudimentar diante do nosso conhecimento técnico-científico atuais, se apresenta como eficaz e de fácil entendimento para leigos, que podem usar o próprio paladar para realizar escolhas mais adequadas.

A partir da noção dos sabores, passamos a perceber os alimentos de forma diferente, assim como procuramos compreender melhor os ingredientes usados em refeições, proporções e modos de preparo.

Além dos sabores as qualidades também são relevantes, como a textura, hidratação, temperatura, densidade, entre outros aspectos que nos ajudam a descrever cada alimento.

Assim como passamos a escolher de forma intuitiva alimentos mais naturais e de fácil entendimento e assimilação orgânica.

os 5 elementos panchamahabutas ayurveda
  • Éter – espaços na boca, nariz, trato gastro intestinal, trato respiratório, tórax, vasos capilares e tecidos.
  • Ar – Presente no pulsar do coração, respiração, movimentação de cada célula e nos estímulos neurais.
  • Fogo – Metabolismo das células e tecidos, sistema digestivo, cérebro e temperatura corporal.
  • Água – Secreções de sucos digestivos, membranas mucosas, citoplasma das celular, sangue e linfa.
  • Terra – Estruturas sólidas dos corpo humano, ossos, dentes, articulações, cabelo e todos os epitélios.

Tabela dos 5 elementos Panchamahabutas segundo a ayurveda

Panchamahabutas – 5 elementos
MahabutaElementoGunas ou propriedadesKarmas ou açõesTanmatras ou energias sutisTipo de energiaÓrgãos 
Akasha ou  khaÉter / espaço / céuclaro, sútil, macio, seco, volátil, leve, delicado, frio, suave, vazio, imensurável, espaçoVibração, expansão, não-existência, liberdadeSomEnergia nuclearOrelhas
Vayu ArMóvel, sutil, leve, áspero, seco, instável, frio, insidiosoMovimentoSom, toqueEnergia elétricaPele
Agni ou TejasFogoQuente, agudo, leve, seco, sutil, picanteBrilho, luminosidade, penetração, inteligênciaSom, toque, formaEnergia radianteOlhos
Jala ou ambuÁguaFrio, líquido, oleoso, macio, letárgico, escorregadioMovimento descendente, purificar, coesão, adesãoSom, toque, forma, saborEnergia químicaLíngua
Prithvi ou ksmaTerraPesado, áspero, embotado, frio, letárgico, denso, estável, duro, grosseiroGravitação e direção descendenteSom, toque, forma, sabor, odorEnergia mecânicaNariz

2 comentários em “Os 5 elementos – Panchamahabutas segundo a Ayurveda”

  1. Pingback: Os 5 sentidos e os 5 elementos segundo a Ayurveda - Nutricionista em Recife

  2. Pingback: Teoria tridosha: Os arquétipos da medicina ayurvédica - Nutricionista em Recife

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *