Introdução – Alimentação Ayurvédica

Neste conjunto de artigos vou expor de forma resumida o conhecimento que adquiri por meio da leitura e de cursos de Nutrição e Alimentação Ayurvédica, bem como em prática clínicas com Yoga Massagem Ayurvédica.

Introdução a Alimentação Ayurvédica

A Ayurveda é uma racionalidade multidimensional de origem indiana que nos oferece ferramentas para o desenvolvimento pleno das potencialidades humanas na relação intrapessoal, interpessoal e com a natureza.

alimentação ayurvédica

Para tal, a Ayurveda disponibiliza orientações, prescrições e condutas para a manutenção da saúde e para cura e prevenção de enfermidades.

A origem dos textos são livros em sânscrito de até 1500 anos antes de Cristo que fazem parte da cultura Védica. A cultura Védica ou indo-ariana, se desenvolveu no subcontinente Indiano com achados arqueológicos com mais de 5000 anos.

Sem dúvida é um dos sistemas médicos mais antigos em utilização, não só por sua qualidade, mas pelos resultados benéficos obtidos por quem o pratica.

Eram povos diversos com pequenos reinos que eram conectados por laços religiosos, artísticos, linguísticos, científicos e filosóficos.

Uma literatura linda que mistura arte e ciência, pois mesmo sendo de conteúdo médico-científico, estão redigidos em versos.

temperos da alimentação ayurvédica

O conhecimento Ayurvedico é global, sistêmico, integrativo e nos oferece uma grande quantidade de ensinamentos que parecem estar cada vez mais atuais apesar da idade.

Vale lembrar que apesar do nome, a Ayurveda tem sua origem antes mesmo da cultura védica. Sendo incorporada pelo povo védico.

A alimentação e nutrição com uso de plantas medicinais e alimentos naturais são os componentes basilares desta tradição. Também é um foco da cultura Ayurvédica relação da nossa mente com os nossos sentidos, ações, digestão, excreção.

Livros da Alimentação Ayurvédica

Os principais livros do Ayurveda são o Astanga Hrdayam, Charaka Samhita e o Susruta Samhita que juntos formam a trilogia maior (Brihat Traya) da Ayurveda

Atualmente podem ser baixados e lidos gratuitamente com traduções do sânscrito para diversos idiomas.

Se você quiser se aprofundar ainda mais sobre o assunto, experimente baixar nos links a seguir ou simplesmente leia sobre cada um deles. Certamente você vai aprender bastante.

Pois todo estudante da Ayurveda deve consultar estes livros para entender os conceitos e filosofia desta prática.

Astanga Hrdayam

O Astanga Hrdayam foi escrito por volta de 500 dC pelo sábio Vagbhata. Trata-se de uma síntese dos ensinamentos do Charaka e Sushruta associado a conhecimentos atualizados da época.

Escrito em forma versada para facilitar a memorização de quem o estuda, é uma verdadeira obra de arte.

O nome Astanga se refere aos oito elementos da Ayurveda, que são: cirurgia, clínica médica, toxicologia, psiquiatria ou tratamentos espirituais, rejuvenescimento, afrodisíaco, otorrinolaringologia e pediatria-ginecologia-obstetricia. Enquanto Hrdayam significa coração, no sentido de essência.

Vagbhata era filho de Simhagupta e neto de Vagbhata, todos médicos eruditos. Portanto tiveram educação tradicional da época com a passagem de conhecimento entre gerações familiares. Também recebeu ensinamentos de um monge budista chamado Avalokita.

Charaka Samhita

O Characa Samhita é considerado o livro mais importante da Ayurveda. Além disso, também é um dos mais antigos registros da tradição de cura Ayurvédica, que antes dele era praticmanente toda oral.

Segundo o pórfiro livro, a Ayurveda veio diratamente de Brahna, o deus criador, que passou o conhecimento para Indra. Estre transmitiu a sabedoria para Bharadvaja, que foi o primeiro médico da tradição.

O escolhido para receber e transmitir o conhecimento por meio da escrita foi o mestre Atreya, que dissertou o conhecimento para seu discípulo, Agnivesa.

No Charaka Samhita o conceito de Dosha foi introduzido. Significando literalmente defeito, é interpretado como desequilíbrio ou disfunção.
Segundo Charaka os doshas do corpo são Vata, Pitta e Kapha. Já os doshas da mente Rajas e Tamas.

A mente, a alma e o corpo – estes três são como um tripé. Eles constituem o substrato para cada coisa. Essa combinação é Purusha, este é consciente e é alvo deste Veda. É por isso que este Veda (Ayurveda) veio à luz.

Charaka Samhita Vol. I. de Agnivesa ([s/d], p.76)

Nesta série de postagens vou colocar estudos resumidos e constantemente atualizados sobre Alimentação Ayurvédica. Espero que gere benefícios a todos.

1 comentário em “Introdução – Alimentação Ayurvédica”

  1. Pingback: Nutrição Ayurvédica em Recife e Online - Nutricionista em Recife

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *