Como fazer um diário alimentar

Reflita sobre seus hábitos alimentares nos últimos dias de forma eficiente. O que você consegue se lembrar sobre as escolhas alimentares que tem feito? Saiba como Como fazer um diário alimentar passo a passo e suas vantagens.

como fazer um diário alimentar

É bem comum a gente nem lembrar o que comeu no dia anterior, não é verde? Este é um sinal de alimentação não consciente, quando você apenas se alimenta no automático sem aproveitar os alimentos de forma integral.

Esta atitude pode indicar possíveis transtornos alimentares e resultar em obesidade, diabetes e até gastos financeiros desnecessários. Um dos princípios do comer consciente é saber qual é o sentimento envolvido em qual refeição e comer o alimento sem se arrepender posteriormente com o resultado daquele consumo.

Quando percebo que uma pessoa tem engordado e mesmo assim diz não estar comendo nada, eu proponho um exercício bem simples e muito eficaz para o ganho de consciência. O diário alimentar.

Uma boa maneira de refletir sobre suas escolhas alimentares é tomar nota e revisar o que você comeu durante o dia. Para o nutricionista este diário é uma ótima ferramenta para rastrear e avaliar o consumo do paciente para realizar mudanças e sugestões eficazes.

Seja no emagrecimento, ganho de massa ou até no tratamento de depressão e ansiedade, o diário alimentar funciona para muitos como uma forma de evitar o consumo de alimentos indesejáveis em horas não planejadas e em quantidades indevidas.

Ou seja, é uma ferramenta de reeducação alimentar de extrema utilidade para reeducação alimentar que serve tanto para o paciente como para o nutricionista.

Diário alimentar fotográfico

Para quem deseja algo realmente prático, que tal apenas uma foto de cada refeição e o seu horário? Já é bastante informação com a vantagem de ter a imagem do alimento em cores e volumes mais próximos do real.

como fazer um diário alimentar

Como fazer um diário alimentar simples? Se você já fez dieta, certamente você já se perguntou isso.

Anote quais alimentos e bebidas você está consumindo ao longo do dia – no café da manhã, almoço e jantar, bem como nos lanches! Se possível anote como você estava se sentindo antes e depois de se alimentar. Se estava com fome antes de comer e se esta foi saciada.

Faça com rigor e sinceridade, pois esta é uma atividade que diz respeito à sua saúde. Especialmente se você for mostrar isso para um nutricionista ou outro profissional de saúde.

Para iniciar você pode apenas descrever quais alimentos sem se preocupar tanto com as medidas. Porém se você puder especificar utilizando medidas caseiras como copo, conchas, colheres de servir, xícaras e colheres de sopa ajuda muito.

Diário alimentar completo

Fornece não só uma lista de alimentos consumidos como também indica estados emocionais e a motivação para ingestão de cada refeição. Este é o padrão outro de questionário, pois em uma semana é possível rasteirar os hábitos alimentares de um indivíduo em um dado momento de sua vida.

diário alimentar em pdf

O que anotar no diário alimentar completo

  • Anote a data, a hora e o tipo de refeição. Se for desjejum, almoço, lanche, jantar ou ceia.
  • Descreva o alimento quantitativamente e qualitativamente.
  • Descreva seu humor: Triste, feliz, irritado, etc.
  • Local da refeição. Casa, trabalho, restaurante, etc.
  • O que você estava fazendo durante a refeição. Vendo TV, trabalhando ou conversando.
  • Motivação da refeição. Se comeu para saciar a fome e o nível de fome, compensação emocional, impulso/desejo ou pra cumprir a dieta.
  • Com quem você estava, sozinho, acompanhado, etc.

Agora vamos para a prática.

Para concretizar este questionário tenha em mãos um bloco de notas ou um aplicativo. Não importa, se você for mais afeito ao papel, use-o. Se você achar mais prático o celular, vai fundo. O importante é não faltar com a veracidade e assiduidade.

A ideia é facilitar o acesso à informação e não esquecer de anotar e relembrar depois. Para isso, priorize preencher logo após cada refeição e não no final do dia.

Há quem tente preencher antes coma intenção de cristalizar o que vai comer, como se já estivesse construindo seu próprio pano alimentar. Pois isso ajuda a observar melhor o momento.

App Diário Alimentar

Aplicativo de nutrição: Este aplicativo é bem prático e gratuito. É ótimo e pode ser gravado para enviar ao nutri que estiver te acompanhando. Este aplicativo fornece a opção de lembretes e rastreamento de dietas específicas com listas de alimentos para facilitar sua vida.

app diário alimentar

Há quem faça pelo WhatsApp mandando mensagem para si mesmo. Para registro pessoal é interessante, porém para passar para outra pessoa pode carecer de organização.

Assim como você pode usar uma planilha impressa como esta que eu preparei a seguir. Imprima 7 dias e vá preenchendo com carinho.

Muitos nutricionistas, como eu, tem um aplicativo de acompanhamento já possui esta função. Isso nos facilita e muito nosso trabalho de imersão nos hábitos alimentares dos pacientes.

Vantagens e desvantagens de um diário alimentar

O diário alimentar é simples e prático de ser realizado, não exige custo adicional e fica registrado enquanto houve espaço para tal. É rápido, podendo ser feito poucos minutos após a refeição.

O diário alimentar já é uma atividade de autodisciplina e reeducação alimentar.

Desvantagens

No entanto apresenta desvantagens como a necessidade de comprometimento com a verdade por parte do paciente além da necessidade disciplina para realizar atividades de preenchimento.

Sabemos que pessoas que sobre de transtornos neuropsicológicos como TDAH, depressão ou ansiedade podem falhar eventualmente esquecendo, chutando o pau da barraca ou até tendo sintomas de ansiedade agravados por mais uma tarefa diuturna.

Quando falamos de sentimentos ou objetivos de cada refeição temos uma forte presença da subjetividade e isso pode nos gerar dúvidas a respeito do que está registrado. Caso o registro de sentimentos esteja atrapalhando o ideal é regredir para um registro fotográfico ou simples.

Do mesmo mondo as medidas descritas verbalmente podem estar alteradas por desconhecimento de quem preenche.

Não existe ferramenta prefeita, não é mesmo. Mesmo assim cabe a tentativa. Vamos fazer um diário alimentar?

Conclusão

O diário alimentar é uma ferramenta estratégica que contribui e muito para a reeducação alimentar. Mesmo antes da intervenção nutricional o paciente já está se observando e até realizando mudanças de forma ativa em seus hábitos. A auto observação e tomada de consciência sempre vão agir de forma mais profunda no íntimo de que sem observa do que conselhos externos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *